segunda-feira, 21 de março de 2011


Surgimento das Relações Públicas no Brasil

O primeiro departamento de Relações Públicas no Brasil surgiu em 30 de Janeiro de 1914, quando a ‘The Light and Power Co. Ltda’ sentiu a necessidade de ter um setor especializado para cuidar do relacionamento da empresa com a imprensa e com os poderes concedentes. 

A antiga Light (atual Eletropaulo) confiou ao engenheiro alagoano Eduardo Pinheiro Lobo a direção do departamento. Durante 19 anos, Lobo exerceu a função de diretor do Departamento de Relações Públicas da ‘Light’ e, por ser o pioneiro na área, foi considerado o Patrono das Relações Públicas.

A Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas realizou, em 1953, o primeiro curso de Relações Públicas no Brasil, que foi ministrado, inicialmente, pelo professor Eric Carlson.


Em 21 de Julho de 1954, um grupo formado por 27 estudantes e praticantes de Relações Públicas fundou a Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), com sede no Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT), em São Paulo. Hoje, a ABRP é constituída por um Diretório Nacional, com 14 seções filiadas.

A partir de 1965, Ney Peixoto do Valle e Domingos Araújo da Cunha Gonçalves, Presidente do Conselho Nacional da ABRP e Presidente da Seção Distrito Federal, respectivamente, além de outros colaboradores, começaram a trabalhar em prol da regulamentação da profissão. 

Em 11 de Dezembro de 1967, foi sancionada a Lei nº 5.377, que disciplinou a profissão de Relações Públicas no país. O Brasil passou a ser o primeiro país da América Latina e Caribe a ter a profissão regulamentada.

Em 13 de Dezembro de 1975, o então Conselho Nacional da ABRP instituiu a ‘Medalha Eduardo Pinheiro Lobo’, que foi destinada a premiar pessoas físicas e jurídicas que prestassem serviços relevantes aos profissionais da área.

A Lei nº 7.197, de 14 de Junho de 1985, instituiu o dia 2 de Dezembro como o “Dia Nacional das Relações Públicas”. Essa data foi escolhida em homenagem ao primeiro profissional de Relações Públicas do Brasil, Eduardo Pinheiro Lobo, que nasceu em 2 de Dezembro de 1876.

O Brasil vive, hoje, um momento de grande valorização das Relações Públicas. Cada vez mais, as empresas reconhecem a necessidade da criação de estratégias que facilitem a comunicação com seus inúmeros públicos.


Segundo a Presidente da Federação Nacional dos Profissionais de Relações Públicas, Anna Telma Wainstok, “podemos dizer que as estratégias de Relações Públicas continuam proporcionando crescimento constante das instituições e segmentos sociais que as exercitam”.

Fontes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário